26 dezembro 2010

Magic Ystin


Genza é um mundo paralelo ao nosso. É dividida em dois reinos: O País da Montanha e o da Árvore; neste, onde ronda a trama.
Desde a chegada de Gorog o país não é o mesmo. Devido o poder absoluto da Rainha, ele desenvolveu uma magia chamada Ystin.
Revolucionou todo o País. Desde então, Kauk vem tentando trazer a paz que antes existia naquela terra, libertando seu povo das injustiças e chegar a tão sonhada Nova Era. Mas para isso, ele precisa tomar o Guinzuichou (cristal de prata) da Rainha. Nele estão armazenadas as mais raras magias Ystin.

Você não pode perder essa aventura em busca da Nova Era!


Título: Magic Ystin
Gênero: Aventura/Ação/drama
Roteiro e arte: Laio Yuni
N° de edições até o momento: 01
R$ 4,00 - 68 págs

10 dezembro 2010

Anime Family - Como foram os dois dias

Como no Aquecimento do Anime Family, nós tivemos uma sala reservada apenas aos Fanzines. O que mostra a força de expressão que os quadrinhos estão tendo atualmente. Quem freqüentava eventos 5 anos atrás, ou mais, percebia que era muito difícil encontrar, pelo menos, um stand de Fanzine. Hoje em dia temos a Sala da Zine Expo, que conta com mais de 10 títulos diferentes, que vem de todos os cantos do país.
Algumas pessoas já entravam na sala perguntando: - Onde está a Patre Primordium, MangaK e Monogatari? - Ou então diziam: - Eu vim comprar o novo volume de Digude. - Alguns, também perguntaram sobre o SED, pois o autor não estava presente no momento. Ou seja, as pessoas já sabiam o que teriamos na sala. As que não sabiam se interessaram em entrar para conhecer cada Fanzine e com atenção ouviam as sinopses, contadas pelos próprios autores.
O mais legal, foi o sucesso do lançamento de Magic Ystym e de Dual Guns.
Para quem gosta de uma história em mundo místico e diferente tinha o Magic Ystyn e para quem gosta de uma história sobre experiências maléficas e muita ação e armas inovadoras, tinha o Sual Guns.
Magic Ystin teve uma enorme aceitação, vendendo quase todos os exemplares. Dual Guns, também teve um ótimo número de vendas.
Além disso, na sala da Zine Expo teve o concurso de Fanart e teve a palestra sobre animação, que nos mostrou toda a história da animação desde os primeiros experimentos, até os dias atuais.
Sobre o evento, como um todo, podemos dizer que foi bom, até porque, foi num local novo e muitos dos fieis freqüentadores do Anime Family, não puderam ir, mas mesmo assim, no Domingo o evento lotou.
Os Stands, as salas e o palco estavam em ambientes diferentes, algo que foi legal, pois o som alto do palco não atrapalhou na hora dos vendedores conversarem com os compradores. Até afetou um pouco, o fato das salas terem ficado longe dos Stands, mas as pessoas conseguiram se localizar.
Nós da Zine Expo, agradecemos a todos os que confiam na qualidade e no profissionalismo de nossos trabalhos, pois sem essa confiança, não chegaríamos onde estamos. Aos que passaram a conhecer a Zine Expo neste evento, pode ter certeza que a qualidade de nossos trabalho, só vem a melhorar cada vez mais. Acreditem, pois o quadrinho nacional ainda vai crescer muito e vocês poderão se orgulhar de ter contribuído para esse movimento de sucesso!
Seguem abaixo as fotos da Zine Expo no Anime Family!


20 novembro 2010

Feira Zine Expo Especial 2010!!

O Anime Family, o maior evento de animação japonesa do Rio, está chegando! Será nos dias 4 e 5 de dezembro no Colégio Nossa Senhora Rainha dos Coraçãoes, em Jacarépagua, na cidade do Rio de Janeiro. E neste ano a Zine Expo virá mais do que especial!!

Desta vez teremos mais um lançamento, o Magic Ystin de Layo Yuni. Abaixo vocês podem ver o teaser do mangá.

Teaser de Magic Ystin

Além deste super lançamento, também teremos pela primeira vez na feira de quadrinhos a participação da galera do Animação S.A., blog sobre animação do O Globo. Eles irão dar uma palestra sobre o mundo da animação no dia 5. Não percam!!

E para fechar as novidades teremos sorteios de brindes, workshops de desenhos, bilioteca fanzine e a participação da criadora de Patre Primoridum e vários trabalhos da galera do Quarto Mundo.

Para nos encontrar no evento é muito fácil!! Nos corredores das salas terá um grande banner da feira Zine Expo! Divulgue e venha nos fazer uma visita!! Até lá!!

02 novembro 2010

IV Mostra NAcional de Fanzines

Fiquem ligados, o prazo está esgotando!^.~

"Por que a gente faz fanzine?"



Postagem super legal que saiu no site Anime Pró há um tempo atrás:

O grande barato de editar um fanzine

Afinal de contas, por que muita gente parece perder tempo (e dinheiro) produzindo um fanzine? A verdade é que a satisfação gerada pela confecção de um zine ? de ver o seu esforço pessoal concretizado na forma de uma revista, de poder distribuí-lo por aí, e por fim, de poder receber comentários (favoráveis ou não) ? não tem preço, e muitas vezes, valem mais que rios de dinheiro...



Por que a gente faz fanzine?


Os motivos podem ser inúmeros, mas geralmente os fanzineiros são formados por fãs de determinado assunto, como personagem ou autor de quadrinhos, atores de cinema, músicos etc. É muito comum grupos de fãs formarem um fã-clube, e daí, surgir um boletim com notícias destinadas a suprir a necessidade de informação deles e de outros interessados pelo assunto.
Aqui no Brasil, o primeiro caso de um boletim informativo é creditado ao Sr. Edson Rontani, de Piracicaba ? interior de São Paulo ? que, em 1965, lançou o Ficção (Boletim do Intercâmbio Ciência-Ficção Alex Raymond). Adiante, Rontani voltaria a lançar outras publicações independentes, assumindo de vez o termo inglês "fanzine" (magazine do fã = revista do fã), para elas, a partir de meados dos anos 1970.
Há também, aqueles que buscam o caminho da profissionalização através dos zines, seja como um pesquisador, entrevistador, tradutor, ou mesmo como desenhista e roteirista de histórias em quadrinhos. Surge então, um novo termo para essas publicações que trazem única e exclusivamente HQs do autor: "Revistas Independentes".
Há inúmeros exemplos de quadrinhos independentes que acabaram virando obras profissionais, tais como os de André Diniz (proprietário da editora Nona Arte), o do personagem Meteoro (deste que vos escreve), publicado pela Editora Escala, e da heroína Velta, de autoria de Emir Ribeiro ? que inclusive, chegou a ser desenhada porMike Deodato (atual desenhista do Hulk). Nos últimos anos, Veltaabrilhantou dois álbuns publicados pela Opera Graphica Editora.



Como fazer, como divulgar e onde distribuir um fanzine?
Antigamente, era comum produzir fanzines em mimeógrafos. A dificuldade, entretanto, era conseguir aplicar as imagens no trabalho. Com o surgimento das máquinas copiadoras, esse problema foi sanado. Além disso, as copiadoras propiciavam ao editor do zine, produzir poucas cópias (entre 20 e 50) a um custo unitário bem baixo. O problema é que até o final da década de 1980, a qualidade das cópias eram muito ruins, e costumavam ficar apagadas com o tempo ? o que depreciava todo o trabalho do fanzineiro.
Em meados dos anos 1990, com o advento de duplicadores digitais, o sonho de vários editores independentes em poder imprimir uma tiragem que ultrapassasse a marca de 100 cópias a custos acessíveis tornou-se realidade, embora a qualidade de impressão neste processo, ainda esteja diretamente ligada à boa vontade do operador da máquina. Alguns editores mais abonados (ou propensos a sacrifícios), preferem imprimir no sistema off set ? que costuma sair mais caro no total, mas bem barato, na unidade, e que por conseguinte, dá um aspecto mais "nobre" à sua publicação. Os exemplos são inúmeros, mas podemos destacar a graphic Semideuses, do grupo Saga, de 1993, e o gibi Os Protetores, do selo alternativo Fire Comics, lançado em 1995. Dois mais recentes, podemos destacar o DB Milênio, da Equipe DBM (hoje, Anime Pró).
Mas se você é daqueles que está se iniciando na fanedição (termo usado no meio alternativo a respeito dos editores de fanzines), e não tem a pretensão de investir muito dinheiro nele, a produção básica, consiste no seguinte:

- Ao dobrar ao meio uma folha A4, automaticamente, você terá 4 páginas a sua disposição. Se por acaso, você intercalar, digamos, mais 4 folhas dobradas, você já terá um "boneco" de revista de 20 páginas, no formato 15 x 21 cm.

- Hoje em dia, com a facilidade da informática, você pode diagramar todo o fanzine no computador. Daí, é só imprimir as páginas no formato especificado e colá-las no boneco.

- Com o boneco completo, você o levará aberto à uma copiadora e imprimirá a quantidade de cópias que quiser.

- Hoje em dia, muitas copiadoras fornecem o serviço de grampear e laminar as bordas da revista (para que não se crie o efeito "escadinha" nas folhas). Mas caso você não se importe com o efeito "escadinha" e queira economizar no serviço de grampo, leve as cópias para casa e as coloque abertas e centralizadas sobre uma borracha macia. Abra a lingüeta de seu grampeador e o pressione contra o centro da folha. Daí, é só desprender a borracha, dobrar as folhas, e sua revista (fanzine) estará montada.



É preciso você ter a consciência de que um fanzine não é um trabalho que visa o lucro ? ao menos imediato ?, e que alguns exemplares podem (e devem), seguir como "cortesia do editor", a fim de que seu trabalho conquiste alguma repercussão. Para divulgar seu fanzine, você poderá enviá-lo a vários lugares, como jornais e seções de cartas de revistas em quadrinhos. Mas não há garantia nenhuma que você conseguirá algum tipo de repercussão com isso. Não é nem por má vontade dos jornalistas e editores, mas sim, por disponibilidade de espaço e proposta de suas colunas. Mas o legal, é que no meio alternativo a camaradagem costuma imperar entre os fanzineiros. Uns costumam divulgar os outros em suas páginas. O QI, de Edgard Guimarães, é uma publicação voltada, quase em sua totalidade, à divulgação de fanzines. É só enviar um exemplar para o Edgard (Rua Capitão Gomes, 168 ?Brasópolis ? MG 37530-000); que ele fará uma resenha e reproduzirá seu zine no QI (Quadrinhos Independentes) ? que por sua vez, tem uma distribuição abrangente de 500 exemplares.

- Por fim, além de distribuir seu fanzine pelo correio, você poderá colocá-los em lojas especializadas (comic shops) e até em bancas de jornais, à base de consignação. Geralmente, os lojistas são mais receptivos a revender fanzines que os jornaleiros, pois suas lojas são verdadeiros points, lugares mais propícios a aparecerem possíveis interessados neste tipo de trabalho. Você pode usar seu poder de barganha, e tentar vender diretamente ao lojista, ou quem sabe, conseguir um anúncio pago da loja dele em sua publicação ? o que já ajudaria nos gastos de produção.

Produzir um fanzine ou revista independente é uma atividade prazerosa, que propicia ao editor, ensinar e aprender, ao mesmo tempo. O contato via correio é muito bacana, e você acaba conhecendo muita gente interessante, que podem até se tornar suas amigas, futuramente. Se a profissionalização for sua meta, os zines, com certeza, servirão de laboratório para você experimentar e aprimorar seu talento ? seja o de escrever, seja o de desenhar. Leve sempre em conta as opiniões sinceras, principalmente as críticas, e saiba tirar proveito de tudo. Saiba que muitos que começaram nos fanzines, hoje são excelentes profissionais. Quem sabe você poderá ser o próximo, hein?




Por Roberto Guedes -
firecomics@ig.com.br: Editor de quadrinhos da Opera Graphica e autor do livro Quando Surgem os Super-Heróis


Fonte:http://www.animepro.com.br/index.php


10 outubro 2010

Em dezembro: Magic Ystin



Continuando com nosso incentivo ao quadrinho nacional, em dezembro o Studio Gota Zine lança "Magic Ystin" de Laio Yuni.
Nos conhecemos no ultimo Anime Family e percebendo sua grande vontade de realmente participar deste pequeno grupo decidimos apoiá-lo e ele está mostrando que tem muito talento e força de vontade.
O blog já está no ar para quem quiser conhecer um pouquinho mais de seu trabalho que já tem teasers e até trilha sonora!


Não percam em dezembro: MAGIC YSTIN!

Título: Magic Ystin
Autor: Laio Yuni

A trama fala de uma magia que nasceu em um mundo chamado Genza. Usando ela, Kauk quer novamente a paz que existia antigamente em seu país. O mangá tem como gênero Shonen e, para quem gosta, forte influência do Visual Key.

Visual kei ou visual j-rock, é um movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980.

Consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo, orgão, cravo e piano (exemplo de bandas que utilizam esta influência seriam MALICE MIZER, Moi dix Mois e Sito Magus). Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.[fonte: Wikipedia]


Em breve mais informações!

27 setembro 2010

Anim!Arte 2010- IX Festival Brasileiro Estudantil de Animação


Anim!Arte 2010- IX Festival Brasileiro Estudantil de Animação

16 a 20 de Novembro - Matilha Cultural - SP
22 a 24 de Novembro - Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói - Rio de Janeiro



Para aqueles que querem seguir com o desenho está rolando além de vários outros concursos o Anim!Arte que no Rio começará dia 22 de Novembro, mas as inscrições são até 14 de Outubro, por isso fiquem ligados!


Mande seu Filme de Animação e Concorra a Prêmios ! (flyer em anexo)
Mostra Competitiva de filmes de Animação de Estudantes:
- categoria melhor Animação - Universitários
- categoria melhor Animação - Estudantes Ensino Médio / Ensino Fundamental
- categoria melhor Animação - Estudantes Internacionais
- mostra paralela não competitiva - Animadores Brasileiros (não-estudantes)

Inscrições até 14 de Outubro de 2010

Regulamento e Formulário de Inscrição no site:



Essa é a dica da semana=)

22 setembro 2010

Abril anuncia prêmio para publicar personagens nacionais



Galera, Ta rolando um concurso de criação de personagens muito legal na editora Abril.
A notícia veio do site Universo HQ. Quem quiser saber mais acesse:


Essa é dica de hoje =D

16 setembro 2010

Anime Brothers, Anime Uchuu e Anime Wings


Na semana passada ocorreu em Mesquita um novo evento, o Anime Brothers. A zine Expo esteve presente e com uma sala própria, que nos permitiu unir mais uma vez a Feira de Fanzines, Workshop de Manga e Palestra do grupo da Quadrinize. União que lotou a sala em alguns momentos.
Não podemos deixar de agradecer ao Jiraya, organizador do Anime Brothers e Anime Family, que sempre nos apóia e acredita em nossa capacidade.
Durante o Anime Brothers recebemos um convite para participar com a feira no Anime Uchuu, que ocorreu em Caxias, na mesma semana. Nem todos que vendem na Zine Expo puderam ir, porque foi um convite em cima da hora, mas valeu a pena ter ido. Apesar do local onde ocorreu evento não possuir um grande espaço, nós ficamos muito bem posicionados e o público do evento se interessou bastante pelos fanzines. Essa foi mais uma porta que se abriu para nós!
No Próximo Domingo(19/09) teremos o Anime Wings, portanto quem for, não deixe de passar no estande da Zine Expo!!!

Seguem abaixo as fotos do Anime Brothers





11 setembro 2010

Animaldiçoados: 1° Festival de Animação de Horror do BR




Olá!!!!
Galera, não deixem de dar uma passadinha no 1°Festival de Animação de Horror do Brasil!
Começou Terça, 07 de Setembro e vai até Domingo, 12. No site(http://animaldicoados.com/) você pode se informar um pouco mais sobre os curtas e a programação. Fui na abertura e hoje na Palestra da escola de animação Melies(http://melies.com.br/blogdamelies/). O festival está muito legal, não percam esta chance!^^~
Para saber um pouco mais acessem o blog Animação S.A(http://oglobo.globo.com/blogs/animacao/post.asp?cod_post=323180&ch=n), eles estão indo em todos os dias e fazendo uma pequena resenha sobre os melhores curtas.
Amanhã tem mais!Espero você lá^.~

Até=D

16 agosto 2010

Anime Brothes Club 2010 - Novo evento na Baixada







Criado pelo Jiraya, responsável pelo famoso Anime Family, está chegando um novo evento, o Anime Brothers Club, que vem ocupar um espaço que ficou um pouco esquecido pelos eventos de animação japonesa, a Baixada Fluminense. E já chega em grande estilo, com diversas atrações, como um torneio de Paintball e a presença de Eduardo Falaschi, vocalista da banda Angra. Vocês podem conhecer mais sobre o evento acessando o site oficial www.animebrotherclub.com.br

Assim como aconteceu no recente Anime Family 2010, o projeto Zine Expo vai estar presente no Anime Brothers Club com uma sala temática dedicada aos quadrinhos, não deixem de conferir!
Teremos palestras, biblioteca fanzine, brindes e lançamentos, num ambiente exclusivo para você curtir.



Programação:
->Atividades da sala
-Teremos venda de Mangás independentes durante o dia todo.

-Palestras
Ministrada por Daniel Cavalcante, editor da revista Quadrinize!, revista eletrônica que propõe uma reflexão mais apurada sobre a criação de uma história e oferecer ferramentas para o autor aprimorar seu talento.

-Biblioteca Fanzine
Um espaço especial onde você pode ler diversos fanzines antigos a vontade, gratuitamente, com música ambiente. E se você possui fanzines antigos, estamos aceitando doações para a biblioteca.

-Workshop de desenho
Aprenda como fazer seu próprio personagem em SD! Neste workshop, você receberá dicas de como criar personagens com visual mais fofo, perfeito para criação de mascotes. Palestrante: Anderson Quespaner -http://toonamix.deviantart.com/

-Promoções
Teremos surpresas e brindes especiais para quem participar e adquirir um dos nossos fanzines, não deixe de conferir!

-Concurso de Fanart
Faça um desenho dos mascotes do Zine Expo, na hora do evento, e ganhe um brinde!

Nesta edição do Zine Expo, teremos mais de 10 títulos a venda! Confira alguns:
Monogatari
MangáK
Digude
SED
Lunchtime
Super Fighting Heroes
O sorriso da morte (one-shot)
JACKPOT!
Verdugo
Samurai Tchê
Maré de Ouro
Taari
Patre Primordium
Coração de Jade
Flame Of Hope
Bem + que Tiras
Aidoru

*Programação sujeita a alterações*


08 agosto 2010

Anime Family 2010- Uma sala dedicada aos fanzines!

Autor: Nilton Simas - Publicação original:www.magyluzia.com


O Aquecimento Anime Family 2010, o maior evento de animação japonesa do RJ, aconteceu no último fim de semana, dias 03 e 04 de julho de 2010. Foi a primeira experiência em que tivemos acesso a uma sala dedicada aos fanzines no Rio de Janeiro. E o resultado não poderia ter sido melhor.

Como parte da proposta do Zine Expo, parceria que reúne os fanzineiros do Rio de Janeiro, nosso objetivo sempre foi fazer a participação dos quadrinhos independentes dentro dos eventos uma atração significativa para o público, e desta vez, com uma melhor estrutura, isso foi possível. Criamos uma sala temática decorada, toda dedicada aos quadrinhos independentes, com áreas destinadas aos fanzineiros participantes, uma biblioteca com quadrinhos independentes novos e antigos, disponíveis para leitura gratuita, um concurso de fanarts e sorteio de brindes. Graças ao apoio da organização, tivemos uma boa divulgação da nossa presença dentro do evento, no site do Anime Family, mesmo com alguns problemas com a sinalização, e várias pessoas foram ao evento procurando pelo Zine Expo. E não deu outra, tivemos uma gande participação nos dois dias do evento, mesmo que no sábado o evento em si não estivesse tão cheio. Em compensação, no domingo o Colégio Marista ficou pequeno, com tanta gente participando. E essa participação também refletiu nas boas vendas para todos os fanzineiros, e também em novos convites para participarmos com o projeto Zine Expo em outros eventos.

Como parte da programação, convidamos a equipe da revista Quadrinize, para apresentar palestras na sala do Zine Expo. O projeto da Quadrinize, criado pelos autores Vinícius Machado e Daniel Cavalcante, propõe uma reflexão mais apurada sobre a criação de uma história e oferecer ferramentas para o autor aprimorar seu talento, um guia para quem deseja aprender a contar suas histórias, seja de forma independente ou buscando a profissionalização. Muitas pessoas que estão começando a desenvolver seus projetos carecem de um apoio, e a Quadrinize veio exatamente para preencher esta lacuna.

Não por acaso, várias vezes ao longo desses anos fomos procurados por pessoas querendo produzir suas próprias histórias, e sem uma direção clara a seguir. Sabíamos que havia um público interessado em aprender, e por isso mesmo, as palestras foram um grande sucesso, a ponto de termos falta de cadeiras na sala para todos, tal foi a quantidade de participantes. Foi uma grande experiência, que motivaram grandes debates em torno do conceito de criação, produção e divulgação de um trabalho em quadrinhos. Tão bom que deixou um gostinho de "quero mais", e esperamos repetir a experiência nas futuras participações dentro do Anime Family. Se você também tem interesse em criar seus projetos mas infelizmente não pôde participar, não deixe de conferir o site da Quadrinize -www.quadrinize.com - lá já estão disponíveis alguns dos textos referentes ao que foi apresentado nas palestras, e também como adquirir a revista Quadrinize, que estava disponível na sala e reúne várias matérias sobre o tema com uma abordagem fantástica, um guia imperdível pra quem está começando.

Finalizando, mesmo com todos os desafios de uma primeira vez, nossa participação no AF foi um grande sucesso, conseguimos atingir o objetivo proposto, e com certeza nossa sala não só foi uma atração significativa para o evento, como nossa iniciativa colaborou positivamente para o cenário do quadrinho independente aqui no Rio, seja pelo espaço, pela divulgação e pelo apoio aos que desejam começar. Ah, e um agradecimento ao Jiraya, organizador do evento, que mais uma vez acreditou na nossa capacidade e tornou isso tudo possível.






















Algumas fotos da sala do Zine Expo, as mesas de
exposição e a bliblioteca fanzine, onde o público podia ler
a vontade (última foto) - clique para ampliar















Fotos das palestras da Quadrinize, que contou com muitos
interessados, faltou espaço no segundo dia! - clique para ampliar






































Fotos diversas do evento - clique para ampliar